X-BOX 360 - Live!



            As melhores fotografias (clique)...
            

quarta-feira, 4 de julho de 2007

A PERFEIÇÃO DIGITAL - Parte 1

Vivemos em uma sociedade cada vez mais exigente. Na maioria das vezes não aceitamos nada menos do que a perfeição.

A perfeição nos é mostrada, nos é empurrada. Tudo deve ser perfeito. Ou é perfeito, ou é lixo. Estamos chegando a um ponto em que bom é lixo. Só o perfeito vale.

Mas será que esta perfeição toda é fruto da nossa evolução? Será que o ser humano está se tornando um "super-ser"? A resposta é: Não!

Hoje quase tudo que é perfeito, é perfeito artificialmente. O cantor não desafina, a fotografia sai sempre bem enquadrada, a modelo do anúncio é maravilhosa e sua pele parece seda. Tudo lindo, como deve ser.

Mas, o cantor não desafina porque existe um equipamento corrigindo, em tempo real, seus deslises. A fotografia sai bonita porque é pós-processada e editada, e a modelo parece uma deusa porque as manchas em sua pele foram removidas, seu pescoço alongado, sua testa encurtada, seus cabelos clareados, e seus olhos corrigidos.



Auto Tune
Corrige, em tempo real, a afinação da voz de um(a) cantor(a)


As novas tecnologias estão banalizando a perfeição. É o que eu chamo de "Perfeição Digital", uma perfeição alcançada sem autenticidade, uma perfeição que em sua essência, não existe.

Sinto que o mundo tem perdido o romantismo, o humanismo. As coisas estão ficando cada vez mais automatizadas, pasteurizadas.

Na aviação civil, por exemplo, os pilotos de modernos jatos comerciais são proibídos de operar os controles do avião enquanto ele decola ou pousa, pois confia-se mais nos computadores de bordo do que na habilidade do piloto. No automobilismo de competição, os carros corrigem a trajetória, mudam as marchas sozinhos, controlam a tração com o solo e o regime do motor, tudo isso para evitar falhas. Falhas estas, claro, do elo mais fraco da corrente: O ser humano.

Não percebemos, mas estamos ficando desnecessários, obsoletos.

Encerro (por hora) este texto com uma das grandes questões filosóficas surgidas no século XX: "Os avanços das tecnologias e da sociedade, como um todo, tem tornado a vida das pessoas melhor?".

2 comentários:

EeAfins disse...

A Sandy usa!!!

Abrs

Xeva disse...

Bem legal teu blog, assuntos bem interessantes, porém não creio que máquinas possam fazer tudo que uma máquina humana faça...
abraço!